Seguidores

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Quando Berlim começou a cair no abismo !

Os anos da década de 30 foram sangrentos, e seu início marcou a ascensão do nazismo na Alemanha. E é justamente no principiar desta década que se passa O Ultimo Homem em Berlim, de Gaylord Dold. O Romance policial é carregado por todo o ambiente, onde um policial da Kripo investiga um insano serial killer, cuja biografia em certos pontos segue em paralelo com a decadência alemã daqueles tempos. Com uma narrativa cheia de detalhes, acompanhamos Harry Wulff ao longo de 3 anos de investigação, enquanto Berlim afunda cada vez mais no abismo.
 
Em certos pontos a perseguição ao criminoso quase se torna coadjuvante num mundo pobre e decadente, onde um líder bravateiro chega a chanceler. Sim, Hitler não é personagem, mas está muito presente, onde seus séquitos comandantes usufruem das benesses nazistas, envoltos pelo submundo, e a perversão. Wulff topa de frente com muitos membros da SA, alias, seu romance com uma bela judia é mais um dos ingredientes para tensionar a trama, e o crime que parecia sem ligações políticas, se arraiga nas entranhas da espionagem, e da política alemã do período.

Enfim, O ultimo Homem em Berlim, é mais do que um romance policial, pois trás lembranças tristes de quanto a humanidade pode ser perversa, e de como é simples controlar “a massa” aterrorizada por uma economia em caos, e mesmo que a narrativa não se passa em pleno nazismo, nos conduz ao sombrio ambiente que proporcionou a Hitler se tornar um dos piores homens da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário