Seguidores

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

10 Filmes Baseados Em Livros Que Você "Provavelmente" Não leu !

Se engana quem acha que é de hoje a ânsia de Hollywood em adaptar livros para as telas de cinema. Já há muito tempo livros se transformam em filmes, alguns até melhores que suas versões literárias. Não é de estranhar portanto que muitas obras que conhecemos no cinema sejam, na verdade, versões de livros que sequer sabemos da existência. Veja abaixo alguns desses casos.

10 - RAMBO
Caso você não saiba o primeiro filme de John Rambo, lá fora, não leva o nome do herói. First Blood é o nome do filme adaptado do romance homônimo de David Morrell.

O longa com Sylvester Stallone é relativamente fiel ao livro e conta a história do veterano de Guerra do Vietnã que visita uma pequena cidade em busca de um velho amigo. A polícia tenta o expulsar mas acabam só conseguindo despertar a fera reprimida do ex-combatente. A exceção fica com um “pequeno” detalhe. Mas este você vai ter que selecionar pra ficar sabendo. Fique avisado, é spoiler dos grandes. No livro John Rambo é assassinado por seu amigo Coronel Trautman para encerrar a onda de violência. Como perceberam o potencial da franqui, o final foi alterado. Por motivos óbvios, este não foi o final que chegou aos cinemas.
Apesar de não fazer muito sentido, David Morrell escreveu livros correspondentes a Rambo 2 e 3, obviamente querendo pegar carona no sucesso da franquia.


09 - A FANTÀSTICA FÀBRICA DE CHOCOLATE
A história do pequeno Charlie, um garoto pobre que ganha uma visita à fábrica de chocolates de Willy Wonka, não começou no cinema como muitos imaginam. Em 1964 o escritor Roald Dahl criou a história que, apenas 5 anos depois, foi levada para as telas grandes. O livro se chama originalmente Charlie and the Chocolate Factory, o mesmo nome do filme de Tim Burton de 2005, mas o primeiro filme se chamouWilly Wonka and the Chocolate Factory.

Dahl escreveu uma continuação para a história em Charlie and the Glass Elevator, mas segundo dizem, ele teria ficado tão irritado com a adaptação cinematográfica que proibiu o estúdio de fazer o segundo filme. O autor ainda chegou a iniciar o terceiro livro, Charlie and the White House, que nunca foi finalizado.


08 - O COLECIONADOR DE OSSOS
Escrito por Jeffery Deaver em 1997, O Colecionador de Ossos ganhou uma adaptação cinematográfica apenas dois anos depois. O filme ficou mais conhecido por ser o primeiro grande papel de Angelina Jolie, que o estrela ao lado de Denzel Washington.

Nos Estados Unidos o livro é bastante famoso e gerou uma série que conta outras aventuras do detetive forense Lincoln Rhyme, que fica paraplégico ao investigar um crime. Apesar do relativo sucesso do filme, nunca foi seriamente cogitada a produção de novos filmes com o personagem.


07 - MENINA DE OURO
O treinador de boxe Jerry Boyd criou um pseudônimo, F.X. Toole, para escrever o livro Rope Burns: Stories from the Corner. A publicação é composta por várias histórias curtas, baseadas na vida de Boyd dentro do mundo do boxe. O livro foi dedicado a Dub Huntley que treinouBoyd no esporte, e com quem trabalhou em seguida, no corner da boxeadora Juli Crockett, que serviu de inspiração para a personagem de Hilary Swank no cinema.


Boyd faleceu em 2002, dois anos antes de sua história ganhar o mundo e vários Oscar. Atualmente, o canal AMC tem em pré-produção uma série baseada em seus outros contos, que se chamará Cutman.

06 - O SEGREDO DE BROCKBACK MOUNTAIN

O polêmico filme de Ang Lee, que conta a história de dois cowboys homossexuais e o preconceito dos próprios e da sociedade para com sua relação, foi adaptado de um conto escrito por Annie Proulx. A história foi originalmente publicada na famosa revista The New Yorkerem 1997 e uma versão extendida foi incluída em um compêndio da autora, lançado em 1999.
Em uma coincidência sinistra, um crime muito similar ao que ela descreve no conto, ocorreu próximo de onde a autora mora. Alguns meses depois do lançamento da história, um rapaz de 21 anos foi espancado e deixado para morrer, após sair de um bar gay no Wyoming

.


05 - PLANETA DOS MACACOS 
La planète des singes, é o livro escrito pelo francês Pierre Boulle que deu origem a série de filmes O Planeta dos Macacos. Apesar de ter algumas diferenças relevantes em relação a sua versão cinematográfica (o planeta dos macacos, não é a Terra do futuro, por exemplo) a contundente crítica ao preconceito e discriminação social estão presentes. O livro começa no futuro com um casal encontrando uma mensagem em uma garrafa em um cruzeiro espacial. A mensagem conta a história do astronauta Ulysse Mérou, do cientista Professor Antelle e do médico Levain, que viajam para um distante planeta similar à Terra. A viagem que durou apenas dois anos para os astronautas, levou, na verdade, 350 anos. Chegando ao planeta eles encontram humanos involuídos comandados por macacos inteligentes. A partir dai os acontecimentos ocorrem de forma similar ao filme, porém os viajantes conseguem recuperar sua nave e retornar à Terra. Quando chegam em Paris, encontram o próprio planeta dominado por símios. Alguém ai lembrou do final de Planeta dos Macacos de Tim Burton? Pois é. Para ser diferente do filme de 1968, Burton buscou no livro original a inspiração para criar o novo final. Mas a verdade é que, na época, ninguém entendeu.

04 - BEIJOS QUE MATAM E NA TEIA DA ARANHA
Alex Cross é um detetive/psicólogo que aparece em mais de 10 livros do escritor James Patterson. Por duas vezes Morgan Freeman deu vida ao personagem no cinema, em Beijos que Matam, de 1997, e em Na Teia da Aranha, de 2001. Curiosamente os filmes foram feitos em ordem inversa, Along Came a Spider é o primeiro romance da série escrito por Patterson, enquanto Kiss the Girls foi o segundo.

No próximo ano o personagem retorna as telas, desta vez interpretado por Tyler Perry em I, Alex Cross, que mostrará uma versão mais nova do detetive.

03 - TRAINSPOITTING
O livro Trainspotting de 1993 foi escrito por Irvine Welsh e mostra, assim como o longa com Ewan McGregor, a vida de jovens de Edimburgo que usam as drogas como meio de escape de uma vida vazia. Lançado em 1993 ele causou muita polêmica, sendo alegado que faria apologia ao uso indiscriminado de drogas. Apenas três anos depois, o livro já seria adaptado para os cinemas por Danny Boyle. Aqui no Brasil foi lançado apenas em 2004, por isso muitos acham que o filme veio primeiro.

Em 2002 Irvine Welsh lançou uma sequência para Trainspottingchamado Porno, onde mostra os mesmos personagens uma década depois, se reencontrando para produzir um filme pornô e assim conseguir abandonar a mediocridade de suas vidas.



02 - DURO DE MATAR
Custa a acreditar que um filme de ação como Duro de Matar seja baseado em uma obra literária. Mas é. O livro originalmente se chamava Nothing Lasts Forever, e depois do sucesso do filme foi relançado com o título Die Hard. Escrito por Roderick Thorp em 1979, o livro tem muito pouco em comum com o filme estrelado por Bruce Willis e chegou a ser publicado aqui no Brasil, já com o título Duro de Matar. O segundo filme da série também tem seu argumento baseado em um livro: 58 Minutes, de Walter Wager.

O curioso é que Nothing Lasts Forever seria transformado em outro filme: Comando Para Matar 2, com Arnold Schwarzenegger. Quando o ator se recusou a reprisar o papel do Coronel John Matrix, é que o projeto trocou de nome e virou Duro de Matar.



01 - FOREST GUMP
Dificilmente você não assistiu Forrest Gump – O Contador de Histórias. No longa, de 1994, Tom Hanks vive um homem com certa limitação intelectual, mas com um grande coração, que acaba fazendo parte de grandes momentos da história dos Estados Unidos. O que pouca gente sabe é que o filme é baseado em um romance deWinston Groom. Segundo as críticas, o livro é bem inferior ao filme, até porque grande parte do carisma do personagem é emprestado deHanks.

O mais curioso é que Forrest Gump tem uma continuação, pelo menos nas livrarias. O livro lançado em 1995 se chama Gump & Co. e mostra Forrest se recuperando da morte de Jenny, quando seu negócio de camarões vai a falência. O livro brinca com os problemas que o próprio autor teve para receber os pagamentos de sua obra no cinema, quando Forrest aconselha o leitor a nunca deixarem fazer um filme sobre sua vida. O livro mostra o personagem passando por vários acontecimentos importantes dos anos 80 e 90, como a Guerra do Golfo e a Queda do muro de Berlim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário