Seguidores

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Christopher McCandless (Alexander Supertramp)





Esta é uma homenagem a Christopher McCandless, também conhecido pelo seu codinome de mochileiro: Alexander Supertramp. Apesar de sua ingenuidade e irresponsabilidade, é a história dele um profundo reflexo de nosso tempo. É a história de um jovem inteligente e sensível que, como quase todos os jovens de hoje, era impelido a buscar o sucesso financeiro, o prestígio e a aparência.

Christopher deu a todos o que eles queriam, formou-se com louvor em prestigiada universidade americana. Depois disso, sem avisar a ninguém, desapareceu. Saiu vagando pelas estradas dos EUA sobrevivendo de pequenos serviços, lendo livros e fazendo várias amizades graças a sua enorme simpatia.

Mas Christopher buscava uma experiência mística. Dirigiu-se aos confins do Alasca onde, depois de vários meses vivendo em um ônibus abandonado, morreu de fome devido a erros de planejamento. Seu pensamento final estava escrito em um caderno, encontrado ao lado de seu corpo. “A felicidade só é real quando compartilhada”. No final das contas, era apenas isso que ele buscava: compartilhar sua alegria e felicidade juvenil.

O fim trágico dessa aventura é culpa de todos nós, que aceitamos imposições fúteis sem questioná-las e pressionamos nossos jovens a fazerem o mesmo. Sua mensagem final é um aviso de alerta para uma sociedade doente.

A aventura de Christopher McCandless inspirou o filme “Into The Wild”.

Um comentário:

  1. "Mais do que amor, do que dinheiro, do que fé, do que fama, do que justiça, dêem-me a verdade"

    ResponderExcluir